Fotografia, música, colagem, grafite, pintura, desenhos, muita arte para todos os tipos de conceitos, este é o Mural

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

OBRA DE AUTISTA ENCANTA – ‘O MUNDO AOS OLHOS DE ULISSES”


Foto: Divulgação


Recebe destaque a II exposição de Ulisses Gomide que chega ao final hoje, dia 14. O Rio de Janeiro retratado pelos olhos do artista que aos 16 anos consegue exalar seu talento para as artes.


O Mundo aos Olhos de Ulisses II

A aberta, dia 9 de novembro, entrada franca, e termina nesta quinta-feira 14, às 18h, a exposição “O mundo aos olhos de Ulisses”. É a segunda exposição de Ulisses Gomide, na Biblioteca central da Universidade Federal de Viçosa - Minas Gerais. O Rio de Janeiro é apresentado ao olhar de um adolescente Autista, educado na APAE, Viçosa - MG. 

Jovem, 16 anos, Ulisses expõe sua forma de ver a bela cidade - O Rio, representando-a com um grafismo incomum que traz admiração as suas obras. Em visita a cidade, fez inúmeras obras apresentadas na referida exposição.

No ano passado sua obra recebeu o primeiro lugar no festival “Nossa Arte” da região do Vale do Piranga.
Com a técnica do grafismo, Ulisses produz imagens com traçados utilizando canetas e grafite, numa mistura de cores impressionante, próprias dele mesmo.

Nas montanhas mineiras, Ulisses buscou inspiração no trem que é também foco de atenção, sendo representado nas suas criações em constantes viagens ao Sul de Minas.
É possível ver a forma como o jovem artista aprecia os instrumentos musicais e as orquestras, produzindo obras com perspectivas diferentes sobre a disposição dos referidos instrumentos.

Desta vez, Ulisses apresenta outra habilidade desenvolvida recentemente com ajuda da APAE: As fotografias que estão expostas também.
Em suas criações percebe-se a sua forma particular de compreender o mundo e fazer valer esta compreensão nas amostras expostas no “Mundo Aos Olhos de Ulisses II”.


Saiba mais
O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento. Esta desordem faz parte de um grupo de síndromes chamado transtorno global do desenvolvimento (TGD), também conhecido como transtorno invasivo do desenvolvimento (TID). Mais recentemente cunhou-se o termo Transtorno do Espectro Autista (TEA) para englobar o Autismo, a Síndrome de Asperger e o Transtorno Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificação.


Algumas crianças, apesar de autistas, apresentam inteligência e fala intactas, outras apresentam sérios problemas no desenvolvimento da linguagem. Alguns parecem fechados e distantes, outros presos a rígidos e restritos padrões de comportamento. Os diversos modos de manifestação do autismo também são designados de espectro autista, indicando uma gama de possibilidades dos sintomas do autismo. Atualmente, há a possibilidade de detectar a síndrome antes dos dois anos de idade em muitos casos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário