Fotografia, música, colagem, grafite, pintura, desenhos, muita arte para todos os tipos de conceitos, este é o Mural

GALERIA

A história de uma das obras mais famosas do pintor, "Auto-retrato com a Orelha Cortada"


VAN GOGH
“A pintura está na minha pele.”


Vincent Willem Van Gogh – (1853/1890) foi um pintor holandês, considerado um dos maiores pós impressionistas de todos os tempos. Chegou a morar na França e na Bélgica, e em vida vendeu apenas um quadro entitulado “O Vinhedo vermelho”, ou seja, o reconhecimento ocorreu somente após sua morte.





A GENIALIDADE DE 
VINCENT VAN GOGH
somente foi reconhecida após a sua morte. 


Em vida, o artista holandês, que passou fome e frio, viveu em barracos e conheceu a miséria, vendeu apenas uma pintura _ "O Vinhedo Vermelho". Em maio de 1990, uma de suas mais conhecidas obras, "O Retrato de Dr. Gachet", pintado um século antes, justamente no ano de sua morte, foi comercializado por US$ 82,5 milhões.



(Foto antes de 1900)
Pintora belga, Anna Boch, conhecida mais 
 por seu estilo Impressionista, apesar de seus
primeiros trabalhos apresentarem a técnica
de Pontilhismo e de ter participado do 
movimento Neo-Impressionista.

Em 1906 ela vendeu o "Vinhedo Vermelho"
por 10.000 francos para a
Galerie Bernheim
Boulevard de la Madeleine 25 - Paris



"O vinhedo vermelho" 
atualmente faz parte do acervo do
Pushkin Museum of Fine Arts
em Moscou.

Maior expoente do pós-impressionismo, ao lado de Paul Gauguin Paul Cézanne, Vicent Willen Van Gogh, foi sempre sustentado pelo irmão Theodorus, com quem trocou mais de 750 correspondências, documentos fundamentais para um estudo mais aprofundado de sua arte. Na sua fase mais produtiva (1880/90), Van Gogh foi completamente ignorado pela crítica e pelos artistas. 


“Dizem, e creio, que é difícil conhecer a si mesmo, mas também não é fácil pintar a si mesmo”.

Atualmente, os seus quadros estão entre os mais caros do mundo.




Na infância, Van Gogh aprendeu inglês, francês e alemão. Mas, com apenas 15 anos, deixou os estudos para trabalhar na loja de um tio, em Haia (Holanda). Com 24 anos, achou que a sua vocação era trabalhar com a evangelização, chegando a estudar teologia, em Amsterdã. Pouco tempo depois, dividiu os seus poucos bens com os pobres e passou a ser sustentado pelo irmão, ao mesmo tempo em que iniciava a carreira profissional como pintor.


Seu irmão, Eugene Boch

Van Gogh, que também morou na França e na Bélgica (onde conviveu com mineiros extremamente pobres), pintou mais de 400 telas _os três anos anteriores à sua morte foram os mais produtivos. Uma mudança fundamental na vida do pintor holandês aconteceu quando Van Gogh trocou Paris por Arles, mais ao sul da França. Na pequena cidade, Van Gogh aluga uma casa e intensifica o seu trabalho, ao lado de Gauguin.



Neste Auto-retrato de 1887/8 pintado em Paris, nota-se a influência da técnica impressionista, com pinceladas curtas e irregulares




Quarto de van Gogh em Arles (1889). Este era o quarto do pintor na Casa Amarela, em que morava com Paul Gauguin. A pintura mostra a sua necessidade de ter um lugar seu, de reflexão e trabalho.


Ao Longo do Rio - 1905


Após um período de ótima convivência, os dois pintores começam a discutir muito e Van Gogh ataca Gauguin com uma navalha em dezembro de 1888. Inconformado com o fracasso do ataque e completamente transtornado, Van Gogh corta o lóbulo de sua orelha esquerda com a própria arma. Em seguida, embrulha o lóbulo e o entrega a uma prostituta. Internado em um hospital, recebe a visita do irmão Theodorus. No começo de janeiro de 1889, Van Gogh deixa o hospital, mas apresenta sinais evidentes de disfunção mental _às vezes, aparenta tranquilidade, em outras oportunidades, demonstra alucinações.

Internado pelo irmão em um asilo, Van Gogh não deixa de pintar. Por ironia, à medida que a sua saúde fica ainda mais deteriorada, a classe artística começa a reconhecer o seu talento, expondo alguns de seus trabalhos em museus. Quando deixou o asilo, o pintor holandês foi morar nas imediações da casa de seu irmão.



Nesta época, pinta, em média, um quadro por dia. Depois de ver os seus problemas mentais serem agravados, Theodorus decide que Van Gogh será tratado pelo médico Paul Gachet. Em maio de 1890, aparentando estar recuperado, Van Gogh passa a morar em Auvers-sur-Oise, a noroeste de Paris, onde pinta freneticamente.

Em julho, uma nova recaída no estado de saúde do pintor holandês, que também demonstra inconformismo com as dificuldades financeiras enfrentadas pelo seu irmão. No dia 27, Van Gogh sai para fazer um passeio e toma uma decisão drástica _atira contra si mesmo, no tórax. Cambaleando, volta para a sua casa, mas não comenta com ninguém que tinha tentado o suicídio.

Encontrado por amigos, Van Gogh passa as últimas 48 horas de sua vida, conversando com o seu irmão _os médicos não conseguiram retirar a bala do tórax. No dia 29, pela manhã, o pintor morreu e o seu caixão foi coberto com girassóis, flor que ele amava. Aliás, a tela "Os Girassóis" é uma das obras-primas de Van Gogh.




Girassóis eram um dos temas prediletos de van Gogh (como se vê na tela acima, de 1889), talvez porque ele pudesse usar em abundância sua cor predileta!



UOL



“Não tenho certeza de nada, mas a visão das estrelas me faz sonhar.”

Van Gogh


Van Gogh era filho de um Pastor da Igreja Reformada (calvinista) e chegou a estudar teologia em Amsterdã. Trabalhou na loja de um tio, em Haia (Holanda), e dedicou seis meses de sua vida a evangelização atuando durante seis meses junto a mineiros pobres na Bélgica, mas retornou a Haia dedicando maior tempo a pintura.

Teve ao todo seis irmãos, sendo que não chegou a conhecer o primogênito (igualmente chamado“Vincent Willem Van Gogh” - homenagem ao avô paterno) pois este falecera ainda criança, um ano antes de seu nascimento. Além deste, dois irmãos e três irmãs: Theodorus (Theo), Cornelius (Cor), Elisabeth, Anna e Willemina (Will).




Trocou muitas correspondências, mais de 750 cartas com o irmão Theo, o que evidenciava uma forte ligação entre os dois, e ainda, que foi este irmão mais novo, quem o manteve financeiramente. Há relatos de um tempo em que, com pouco recursos, Van Gogh prefere que o irmão Theo o envie materiais de pintura a fazer uma “boa refeição”.

A vida amorosa do pintor parece não ter sido bem sucedida tendo em vista que, de acordo com alguns historiadores, tempos antes, ao pedir uma prima em casamento, teria recebido um enérgico “nunca” como resposta, chegando a ter atritos com seu tio (pai da pretendida), e em seguida, ao se mudar de cidade teria se interessado pela filha de uma vizinha, uma moça que tentou suicídio assim que soube que a família não permitiria o casamento.

Após a ruptura profissional com Paul Gaugin, Van Gogh é diagnosticado com depressão. Nesta época era comum os artistas locais ingerirem Absinto, e a ingestão frequente desta bebida de altíssimo teor alcoólico teria agravado a doença e sintomas como alucinações. Foi durante uma crise que o pintor cortou o lóbulo da própria orelha esquerda, chegando inclusive a auto retratar-se após a mutilação.

Internado em um hospital, e em seguida em um asilo, Van Gogh não deixa de pintar. Pouco tempo depois, em sua fase mais produtiva chega a pintar um quadro por dia, e devido a seus problemas mentais agravados, passa a ser tratado pelo médico Paul Gachet (especialista experiente em acompanhar alguns artistas da época). A aproximação entre o pintor e seu médico rendeu-lhe uma de suas obras mais conhecidas “O Retrato de Dr. Gachet", e curiosamente suspeita-se que a cor amarela em destaque em seus quadros teria sido um dos efeitos colaterais da medicação receitada por Dr Garret – há quem defenda a alternativa de que o pintor tenha sido daltônico.


Relação das obras de Van Gogh:
Sorrow (litografia, 1882)
Homem Velho com a Cabeçaem Suas Mãos("At Eternity's Gate") (litografia, 1882)..
A Igreja em Nuenen (1884)
Os Comedores de Batata (1885)
A Casa Paroquial de Nuenen (1885)
Caveira com Cigarro Aceso (1886)
Guinguette de Montmartre (1886)
A Italiana (Agostina Segatori) (1887)
A Ponte Debaixo de Chuva (1887)
Natureza Morta com Absinto (1887)

Restaurante de la Sirene (1887)
Retratos de Père Tanguy (1887)
Dois Girassóis Cortados (1887)
Auto-Retrato com Chapéu de Palha (1887)
Vista da Planície de Crau (1888)
Auto-Retrato com Pipa e Chapéu de Palha (1888)
Eugene Boch (1888)
Auto-Retrato Dedicado a Gauguin (1888)
Terraço do Café na Praça do Fórum (1888)
A Casa Amarela (1888)
A Ponte em Langlois com Lavadeiras (1888)
A Arlesiana (retrato de Madame Ginoux) (1888)
Barcos de Saintes-Maries (1888)
O Velho Moinho (1888)
Auto-Retrato Diante do Cavalete (1888)
A Cadeira de Van Gogh com Cachimbo (1888)
A Cadeira de Gauguin (ou Sua Cadeira Vazia) (1888)
A Vinha Encarnada (1888)
O Salão de Baile em Arles (1888)
Noite Estrelada Sobre o Ródano (1888)
O Café à Noite na Place Lamartine (1888)
O Carteiro Roulin (6 quadros) (1888/1889)
O Escolar
Os Girassóis (7 quadros entre 1888/1889)
O Quarto de Van Gogh em Arles (3 quadros em 1889)
Vista de Arles com Lírios (1889)
Vista de Arles, Pomar em Flor (1889)
Lírios (1889)
A Noite Estrelada (1889)
Campo de Trigo com Ciprestes (1889)
Auto-Retrato (1889)
Oliveiras (1889)
Pinheiro Diante do Sanatório de Saint-Paul (1889)
La Berceuse (5 quadros da esposa do carteiro Roulin, 1889/1890)
A Sesta (1890)
A Arlesiana (4 retratos de Madame Ginoux a partir do desenho de Gauguin, 1890)
A Ronda dos Prisioneiros (após Doré, 1890)
L'enfant à l'orange
A Igreja de Auvers (1890)
Retrato do Dr. Gachet (1890)
Casa com Tetos de Palha, Cordeville (1890)
Amendoeira em Flor (1890)


Bibliografia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vincent_van_Gogh (página visitada em 26/08/2012)

Documentário TV Escola: “OS IMPRESSIONISTAS - VINCENT VAN GOGH” - 
Episódio da série de 8 programas com a vida e a obra de pintores que representam o Impressionismo – movimento artístico que revolucionou a arte de pintar na França do século IX.





JARDIM VAN GOGH
“O amor é eterno - a sua manifestação pode modificar-se, mas nunca a sua essência... através do amor vemos as coisas com mais tranquilidade, e somente com essa tranquilidade um trabalho pode ser bem sucedido.”


Sunflowers c 1888 .. Vincent van Gogh












The Garden of Saint-Paul Hospital - Vincent van Gogh




L'italiana Van Gogh





Van Gogh




Vincent Van Gogh, Flowering Garden









Nenhum comentário:

Postar um comentário