Fotografia, música, colagem, grafite, pintura, desenhos, muita arte para todos os tipos de conceitos, este é o Mural

terça-feira, 12 de novembro de 2013

GRAFITE X PICHAÇÃO

GRAFITE DE RUA
3D DE SKATE





A diferença entre os dois

"A pichação vem causando polêmica cada vez mais entre a sociedade. Então resolvemos colocar isso em debate.Vamos conhecer agora o que é o grafite e o que é a pichação."



Existe uma grande diferença entre grafite e pichação. A diferença é que grafite é considerado uma arte de rua, já a pichação não é considerada uma arte, e sim uma atitude de vandalismo. A pratica de pichar pode levar uma pessoa á cadeia durante muito tempo. A mais recente arma contra a ação dos pichadores é o artigo 65 da lei dos crimes ambientais, número 9.605/98, existente desde 1998 e que estabelece punição de três meses a um ano de cadeia e pagamento de multa.



Fotos: Reprodução


Graffiti Mundo
É de fácil percepção que no mundo a fora, inúmeros artistas têm visão do Graffiti bastante conservadora, de forma que a maioria dos artistas, principalmente na Europa, considera que o Graffiti se consiste somente em formar letras, ou seja, focam na formação e divulgação de seus próprios nomes, assim como em sua origem quando os artistas faziam apenas desenhos com seus próprios nomes. Atualmente, esse conservadorismo é abafado pela proliferação de informações e evolução do ser humano, vemos muitos artistas usarem além das letras personagens, ilustrações, paisagens, animais, composições etc.


Graffiti Brasil
Não se mostra diferente do restante do mundo, mas não se apega tanto a esse conservadorismo somente na criação de letras, vemos que os artistas brasileiros se destacam pela sua criatividade e adaptação dos mais diversos lugares, vemos a fragilidade do contexto social e econômico do país, que propicia novas alternativas futuras aos grafiteiros como; Instrutores, oficineiros, arte educadores, designers, arte finalistas, desenhistas, estampadores e etc.

Graffiti Juiz de Fora

Esta se mostra presente desde 1997, através de trabalhos de artistas como: Ileso e Skerps Oco, na formação da 1ª geração de Graffiti de Juiz de Fora. Vieram com um conceito multiplicador, artístico e profissional em sua essência original, estabelecendo o Graffiti como forma de expressão artística respeitada ao longo dos anos.
A distinção que fazemos entre Graffiti e pichação, é baseada na postura e atitude de cada individuo, assim são decorrentes de qualquer individuo em suas profissões.
Vemos hoje na cidade um crescimento significativo e expansão do número de grafiteiros na cidade, devido o incentivo do poder público as novas propostas de profissionalização e da grande aceitação do Graffiti na sociedade. A maior parte desses artistas vem se profissionalizando buscando sustentabilidade através de sua própria arte, mesmo com o conservadorismo da cidade a arte do Graffiti mostra um elevado potencial no campo de mercado entre os artistas.


Texto de:



A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes. Existem relatos e vestígios dessa arte desde o Império Romano. Seu aparecimento na Idade Contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade e, algum tempo depois, essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.

O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas.
O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro. O estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo.

Muitas polêmicas giram em torno desse movimento artístico, pois de um lado o grafite é desempenhado com qualidade artística, e do outro não passa de poluição visual e vandalismo. A pichação ou vandalismo é caracterizado pelo ato de escrever em muros, edifícios, monumentos e vias públicas. Os materiais utilizados pelos grafiteiros vão desde tradicionais latas de spray até o látex.

Principais termos e gírias utilizadas nessa arte;

• Grafiteiro/writter: o artista que pinta.
• Bite: imitar o estilo de outro grafiteiro.
 Crew: é um conjunto de grafiteiros que se reúne para pintar ao mesmo tempo.
• Tag: é a assinatura de grafiteiro.
• Toy: é o grafiteiro iniciante.
• Spot: lugar onde é praticada a arte do grafitismo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário